domingo, 19 de dezembro de 2010

Fiscalizaçâo ambiental >>>>>

Itanhaem...


O passo a passo da fiscalizaçâo:

Durante uma visita ao Posto, o agente do orgâo ambiental costuma verificar:

A manutenção do piso impermeável na área de abastecimento, na lavagem de veículos e na troca de óleo.
Para evitar problemas, verifique sempre a limpeza desta áreas e a existência de trincas ou falhas que possam facilitar algum tipo de contaminação.
As canaletas também devem estar sempre limpas e tem de conter apenas agua , alem de não estarem próximas a calçadas.

A limpeza das caixas separadoras.
O revendedor deve fazer a limpeza periódica e, caso necessário, apresentar durante a fiscalização documento que comprove a retirada  sistemática dos resíduos e sua correta destinação. Vale destacar que é necessário uma caixa separadora especifica para área do box de lavagem, que deve contar com os mesmo procedimentos de retirada  periódica de resíduos.

Limpeza dos sumps. Caso exista algum tipo de vazamento, ficara armazenado no sump. Por isso, é importante que o revendedor verifique regularmente o estado destes equipamentos, mantenha a área limpa e, ao menor sinal de vazamento, providencie a correçâo imediata do problema.

A câmara de calçada deve estar integra. Como é um local de transito de veículos, inclusive caminhôes, eventuais danos podem acontecer. Por isso é importante a verificação periódica,.

Descarga. Os locais de descarga dos combustíveis devem estar limpos.

Respiros. Eles devem estar instalados a 3,5 metros de altura e 1,5 de diâmetro de distancia das construções do posto. A fiscalização deve verificar o comprovante de manutenção das válvulas  de suspiru, com de empresa especializada.

Laudos. Copia dos laudos de analises semestrais dos poços de monitoramento em torno do SASC. O agente pode solicitar laudos de monitoramento dos tanques subterrâneos e da caixa separadora  de agua e óleo que indicam um possível vazamento. Tenha os documentos em dia. Todos os laudos solicitado devem ser assinados por responsáveis técnicos com a respectiva ART do conselho regional da classe.

Resíduos sólidos. Adequação do local onde é feito o armazenamento de resíduos sólidos posto ( filtros, embalagens de lubrificantes), bem como comprovantes que demonstrem a correta destinação. Em algumas localidades, é necessária a apresentação do Cadri, um certificado de destinação. Para evitar problemas, é recomendável solicitar à empresa cole tora os reservatorios próprios para cada tipo de resíduo, e nunca miturá-los. Também é imprescindivel fazer a contenção destes matérias, classificados como potencialmente poluidores.

Coleta de óleo. Comprovante da coleta de óleo lubrificantes usados por empresa autorizada pela ANP.

EPAE. Os agentes podem checar também o comprovante de contratação de empresa prestadora de serviços de pronto atendimento emergencial (EPAE).
Alem de empresas tercerizadas, o posto pode ter a própria equipe treinada  para os primeiros atendimentos. As distribuidoras de combustível costumam disponibilizar o serviço as redes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário