segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Qual a diferença da gasolina comum e da aditivada ...........





 No mundo industrializado a gasolina é um fluido vital e de alta importância para a movimentação de toda economia. Esse combustível é usado em automóveis em razão do seu alto poder de produzir calor e da facilidade de se misturar com ar. Ela também é utilizada como solvente de óleos e gorduras.

A gasolina é líquida, volátil, inflamável e constituída quimicamente de hidrocarbonetos. Em outras palavras a gasolina é feita de moléculas que são compostas por hidrogênio e carbono, dispostos em forma de cadeias. A gasolina que conhecemos é um produto derivado do petróleo, que em seu estado natural é um líquido pastoso. Este líquido pastoso traz uma mistura de gasolina, querosene, diesel e vários outros óleos. Nas refinarias tais óleos são separados. Cada um desses produtos possui um determinado ponto de ebulição, é a partir desse ponto de ebulição que são feitas as separações dos óleos.

Hoje existe no mercado a utilização dos seguintes tipos de gasolina: a gasolina comum e a gasolina aditivada, sendo que essa última gera muitas dúvidas a respeito do seu uso em veículos automotores. O que a gasolina aditivada possui de diferente? Seu uso é bom ou não é? Ela aumenta a potência do veículo?

A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um aditivo que possui características de detergentes e dispersantes. Esses aditivos funcionam como verdadeiros detergentes, atuando na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor. Resíduos estes que são inevitáveis, pois vêm da própria gasolina, que contém um subproduto denominado de goma. Essa goma é resultante do processo de destilação da gasolina que submetida a altas temperaturas forma uma borra que pode gerar o entupimento do sistema de alimentação do motor, fazendo com que o mesmo estrague. A função dessa gasolina é manter o motor limpo, sem acúmulo de tais resíduos, permitindo que haja um bom fluxo de combustível e um melhor desempenho do motor.

São muitas as vantagens da gasolina aditivada, principalmente quanto à melhoria do desempenho do combustível. Muitas pessoas acreditam que essa gasolina aumenta a potência do veículo, melhorando seu desempenho nas ruas e pistas, o que não é verdade. A sua função não é melhorar a capacidade do motor, tão menos a de torná-lo mais rápido, mas sim a de deixá-lo limpo, melhorando o sistema de injeção e a queima do combustível, o que melhora o seu rendimento.
Por Marco Aurélio da Silva Santos
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário